Responsabilidade Social

Ações culturais: A Planalto realiza ações culturais de grande porte por meio de leis de incentivo à cultura.

Projeto da Páscoa: os funcionários podem adotar uma criança carente para presenteá-la. A empresa expõe em seus murais o nome, foto, desenho ou frases das crianças para que sejam escolhidas e somente na festa de confraternização que os funcionários conhecem e presenteiam as crianças. Além disso, a empresa sempre oferece algo diferente para tornar a entrega dos presentes ainda mais especial para as crianças.

Projeto do Natal: Os colaboradores da Planalto sempre adotam o pedido de uma criança no Natal. Nos murais da empresa, eles encontram fotos, pedidos, desenhos e até frases. Logo, eles retiram um destes itens e ficam responsáveis por um pedido. No dia da entrega, é organizada uma linda confraternização com pipocas, picolés e muitas brincadeiras.

Fundação Projeto Pescar (Organização Não Governamental, sem fins lucrativos):

Jovens entre 16 e 19 anos, em vulnerabilidade social, são inseridos no Projeto Pescar para receberem educação básica profissionalizante e incentivo ao exercício pleno da cidadania e da atividade profissional.

 A Planalto Transportes é mantenedora do Projeto Pescar nas unidades de Navegantes e Humaitá em Porto Alegre /RS, desde 2006.

Apoio por meio de prestação serviços: Associação Junior Achievement, Parceiros e Voluntários, entre outros.

Responsabilidade socioambiental

O transporte rodoviário por ônibus exerce papel importante na sociedade, visto que é  a principal modalidade na movimentação coletiva de usuários. E, por causar sérios impactos ambientais, deve estar alinhado ao tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Ciente dos impactos que pode causar no meio ambiente, a Planalto trabalha com iniciativas que reduzem a emissão de poluentes na atmosfera e geram menos resíduos tóxicos nas filiais e na matriz da empresa. Para isso, está sempre atenta na manutenção e no abastecimento da frota. A Planalto evita o alto consumo de água para lavagem dos ônibus.

A Planalto se destaca pela participação socioambiental nas regiões onde atua. O espírito de solidariedade e de preservação do ecossistema entre seus colaboradores faz com que todos se transformem em agentes multiplicadores de boas atitudes na comunidade.

Iniciativas em favor do meio ambiente

Programas provenientes da geração de resíduos perigosos

Separação, armazenamento e descarte apropriado de resíduos contaminados – Evita efeitos negativos ao meio ambiente. Os resíduos são separados e armazenados em tonéis apropriados, recolhidos e descartados por uma empresa especializada que possui licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).

Sistema de caixas separadoras da água e óleo – Possibilita o reaproveitamento da água das lavagens dos ônibus, através da retenção do óleo que está misturado na água. Separada do óleo, a água escoa pelas tubulações e logo é bombeada para o sistema de tratamento, onde é feito o controle de PH e de polidez. Esse processo garante a qualidade da água para a próxima lavagem e reduz o consumo de água potável.

 Programas de redução da emissão de gases poluentes na atmosfera

Aquisição de veículos com motor e ar condicionado ecológico – Reduz a emissão de poluentes (motor ecológico) e não agride a camada de ozônio (ar-condicionado ecológico).

Utilização de Motores BlueTec 5 – Reduz a emissão de resíduos contaminantes e de partículas no ar, pois os motores BlueTec 5 proporcionam economia de combustível e as trocas de óleo se tornam mais espaçadas.

Aquisição de rastreadores diferenciados no mercado para controle da operaçãoReduz a poluição através do controle online da operação. O sistema torna possível verificar se os ônibus estão parados com os motores desligados (controle da emissão de gases como CO2) e se os motoristas conduzem os veículos de forma eficiente, conforme os treinamentos realizados.

Programa de Condução Socioambiental da Planalto (Super Time) – Reduz a emissão de toneladas de gases na atmosfera, como o CO2 principal causa do aquecimento global.

Adesão ao Programa Ambiental do Transporte (DESPOLUIR) – Reduz a emissão de gases poluentes de motores e diesel. Melhora também a qualidade do ar.

Programas provenientes do consumo de água

Sistema de captação da água da chuva e reuso da água para lavagem dos ônibus – Assegura que em torno de 10.000.800 (dez milhões e oitocentos) litros de água por ano deixem de ser retirados do meio ambiente para a lavagem dos ônibus da Planalto.

Compra de ônibus com reaproveitamento da água condensada do ar condicionado – Reduz a utilização de água do meio ambiente através do reaproveitamento da água condensada do ar condicionado que preenche o reservatório do limpador de para-brisa.

Campanha de conscientização para redução do uso de copos descartáveis

Visa a redução no uso de copos descartáveis com a substituição por canecas e squeezes. A empresa também incentiva a reciclagem e reutilização de materiais, evitando descartes incorretos.