Diferenciais de Segurança
Oferecer segurança e tranquilidade para os passageiros é prioridade para a Planalto. A empresa garante motoristas treinados, constante renovação da frota, manutenção preventiva, respeito à jornada de trabalho, controle da velocidade dos ônibus (tacógrafo), controle online dos veículos em operação (rastreadores) e teste diário do bafômetro.
Motoristas
A Planalto Transportes desenvolve um programa para valorizar o seu mais importante instrumento na logística das atividades diárias: os motoristas.
Níveis de capacitação
O trabalho realizado com esses profissionais é constituído em dois níveis: o primeiro nível refere-se à formação de novos motoristas, onde eles são capacitados a operar no modelo Planalto.
O segundo nível visa ao desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento dos profissionais da empresa. O conteúdo dessa formação é ministrado em módulos que são orientados por quatro temas principais: procedimentos operacionais, acidentalidade, condução econômica e atendimento ao cliente.
Após passar pelo processo de capacitação, com duração média de 30 dias, o profissional recebe as divisas da Planalto. Entretanto, para uma condução segura, o motorista vai ser acompanhado em, no mínimo, dez viagens, por um motorista facilitador. Ao final deste período, o facilitador entrega um relatório sobre a performance do novo colega.
Reciclagem
Para profissionais que estão no quadro da operação da empresa há mais tempo, são realizadas reciclagens com intervalo máximo de dois anos, com base em oportunidades de melhoria, alterações de procedimentos, padrões e tecnologia. A Planalto informa que a conscientização e a visão sistêmica que o motorista adquire por intermédio de treinamento é muito benéfica. A mudança de comportamento é perceptível no aumento da interação do motorista à operação.
Renovação de Frota
A Planalto aperfeiçoa seus serviços, incorporando novas tecnologias a cada período. Ao primar por excelência, tornou-se pioneira no Rio Grande do Sul na aquisição de motor traseiro (1971), ar-condicionado (1993), freios ABS (1996).
Os investimentos em renovação são contínuos e a idade média da frota é de apenas quatro anos. Este dado é positivo, visto que a média do segmento é de mais de oito anos no Rio Grande do Sul.
Manutenção Preventiva
Para zelar pela segurança dos passageiros e pelo cumprimento das leis e normas vigentes, a Planalto mantém um cronograma contínuo e uma equipe capacitada para realizar a manutenção preventiva dos veículos.
Respeito à jornada de trabalho
A empresa cumpre a determinação do estatuto do motorista quanto ao tempo de direção e descanso entre as jornadas de trabalho. Nos pontos de apoio, o motorista descansa em alojamentos confortáveis e climatizados.
Utilização do tacógrafo
O tacógrafo permite o acompanhamento semanalmente sobre a forma de condução dos veículos como manobras indevidas, excesso de velocidade, etc.
Rastreadores diferenciados
Para garantir mais controle de informação, toda a frota da Planalto dispõe de rastreadores diferenciados no mercado. Isto permite melhor comando da operação, pois possibilita verificar de forma online fatores essenciais, tais como: ociosidade, cumprimento de horário, atrasos, excessos de velocidade, etc
Telemetria
Os rastreadores da Planalto, diferente de muitos do mercado, possibilitam a telemetria dos veículos. Com esse sistema, a empresa controla a forma como o motorista conduz o veículo no tocante às rotações recomendadas, à segurança ao dirigir e ao conforto do usuário.
A telemetria garante melhores resultados operacionais, além de reduzir a sinistralidade. O feedback sobre a performance é disponibilizado ao motorista imediatamente.
Teste do bafômetro
Antes de cada viagem, os motoristas da Planalto realizam o teste do bafômetro. Na Matriz, em Santa Maria (RS) e na filial de Porto Alegre (RS), a Planalto possui locais e equipamentos apropriados para a realização dos testes.