Informações Necessárias para Viajar de Ônibus Com o Seu Cachorro ou Gato

Muitos passageiros têm dúvidas na hora de viajar com seu cachorro ou gato em ônibus. Na Planalto, os pets podem fazer parte do seu passeio, mas algumas regras e recomendações precisar ser seguidas. 

Além das regras gerais como a carteira de vacina em dia e o parecer médico escrito com data próxima a da viagem, separamos algumas dicas para que seu pet viaje tão confortável como você.

Dicas Básicas para Viajar de Ônibus com o seu Cachorro ou Gato

A primeira dica para você viajar de ônibus com seu bichinho de estimação é a organização. Pense no trajeto e como você pode proporcionar maior conforto ao seu companheiro de quatro patas. Ele já viajou de ônibus antes? Ele fica tranquilo ou estressado? Como se sente bem na caixinha transportadora? Como ele age na presença de outras pessoas ou lugares estranhos?

São perguntas que você deve responder antes de decidir levar seu amigo na viagem junto. O médico veterinário do animal pode ajudar a resolver alguma das questões, se for o caso.

É importante estar atento a duração da viagem e as necessidades de seu animal de fazer necessidades ou de comer. Um passeio com ele antes da viagem pode deixá-lo cansado e dormir o trajeto todo. Ofereça água e saia para esticar as pernas com seu animalzinho nas paradas da viagem.

Não esqueça de identificar seu pet com número de telefone e nome dele na coleira. Nunca esperamos que algo assim aconteça, mas é sempre uma boa prevenção.

Feito isso, é hora de ficar de entender as regras de viagem que a Planalto segue. Assim, você e seu amiguinho de quatro patas podem ter uma viagem tranquila e segura.

Regras de Transporte de Animais em Ônibus

Para viajar com seu animal de estimação ele deve ser de pequeno ou médio porte, com até 8 quilos. Não é permitido o transporte de animais que comprometam o conforto e a segurança do veículo, dos passageiros ou de terceiros, seja pela espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou pela saúde.

O transporte deve ser feito em caixa transportadora de tamanho adequado para o animal, garantindo as condições de higiene e segurança. O animal deve ser levado próximo aos pés do passageiro passageiro (e não no colo), assegurando o conforto do pet e das outras pessoas presentes no ônibus. Além disso, seguindo as regras do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER RS), o pet deverá estar sedado ao embarcar e assim permanecer durante todo o percurso. Como é permitido apenas dois (02) pets por ônibus, é necessário ir até o guichê rodoviário e emitir uma passagem zerada, justamente para ter controle do número de animais transportados. Mas atenção: a emissão da passagem zerada é válida apenas para viagens intermunicipais feitas no Rio Grande do Sul. 

Caso queira viajar com uma ave ou animais silvestres, eles só podem embarcar mediante a autorização prévia do Ibama.

Qual a Documentação Necessária para o Transporte dos Pets

O passageiro que deseja viajar com seu pet deve apresentar uma autorização assinada pelo médico veterinário, com a data de emissão de até 15 dias antes da viagem, atestando boas condições de saúde do animal.

É imprescindível  a carteira de vacinação atualizada do pet, que deve ser apresentada no embarque, constando a aplicação das vacinas antirrábica e polivalente.

Valores do Serviço de Transporte

O passageiro que levar seu pet para viajar com a Planalto não paga a mais para levar seu bichinho consigo. Sobretudo, é importante ter os cuidados necessários com veterinário e atender as necessidades do animal durante a viagem.

Tudo certo para você e seu animal de estimação viajarem? Então reserve já os lugares e aproveitem. Você pode adquirir sua passagem com antecedência nas rodoviárias, nos pontos de vendas oficiais da Planalto, pelo programa de pontos Muviflex e no televendas da Planalto:

Posts relacionados