Dicas para viajar melhor neste fim de ano

Provavelmente você ou algum conhecido seu vai viajar em dezembro, não é mesmo? Por isso, separamos dicas para você viajar melhor neste fim de ano!

Documentação

Em viagens interestaduais, é necessário apresentar algum documento oficial com foto, podendo ser Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH (física ou digital). Sem a apresentação de qualquer documento original, infelizmente não é possível embarcar, então atente-se!

Já para viagens intermunicipais (dentro do mesmo Estado), não é necessário apresentar documentação no momento do embarque, apenas a passagem (física ou digital). 

Menores de idade 

Quando o assunto é menores de idade, as regras variam de acordo com a situação e idade exata do menor. Para aqueles que têm até cinco (05) anos completos até a data da viagem, não paga passagem – desde que não ocupem uma poltrona do ônibus. 

De acordo com a Lei nº 8.069/90, nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos pode viajar desacompanhado de pelo menos um dos pais ou responsável legal sem expressa autorização judicial. 

Se a criança ou adolescente estiver acompanhada de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau de parentesco (pai, mãe, irmãos, avós, tios. sobrinhos e bisavós), é necessário apresentar a documentação, pelo pai, mãe ou responsável, que comprove a relação familiar.

Você pode conferir os documentos necessários para realizar a viagem acessando aqui.

Bagagem

No bagageiro você pode levar até 30 quilos, 300 decímetros cúbicos de volume ou um metro de dimensão máxima. É seu direito receber os comprovantes desses volumes. Volumes pequenos (até 5kg) e de fácil acomodação podem ser levados no porta-embrulhos. 

Documentos, dinheiro, jóias, notebook, câmera fotográfica, tablets e demais itens de alto valor NÃO DEVEM ser guardados na mala que vai no bagageiro. Já roupas, toalhas e itens de higiene pessoal podem tranquilamente ir na mala despachada. Objetos de valor devem ser levados como bagagem de mão e permanecer com você durante as paradas. Ao deixar seu assento, certifique-se que seus pertences estão com você.

E não se esqueça de guardar o seu ticket da bagagem e verificar a numeração ao retirar o volume no bagageiro.

Objeto esquecido no ônibus

Em caso de perda de bens, entre em contato com o nosso SAC (55) 4020-7488 ou 0800 601 4033. Todos os objetos encontrados no interior dos ônibus da Planalto ou no bagageiro são direcionados ao setor de Achados e Perdidos, localizados nas bases da empresa de acordo com a região.

Nós armazenamos os objetos por trinta (30) dias a partir da data que ele foi encontrado no ônibus, se não houver a procura por parte do cliente ou a identificação do proprietário após esse período, doaremos para as entidades sociais de Santa Maria. Para que seja possível a identificação do cliente, orientamos que as malas ou bagagens de mão sejam identificadas com o nome e telefone do proprietário.

De acordo com Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme resolução nº 1432, de 26 de Abril de 2006 DOU de 28 de Abril de 2006:

Parágrafo 6º: “os volumes transportados no porta-embrulhos estão sob responsabilidade dos passageiros e não estão sujeitos a qualquer tipo de indenização por dano ou extravio”.

Queremos que você viaje com tranquilidade, e por isso separamos essas dicas para você viajar melhor nesse fim de ano e também nos demais meses do ano.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso SAC clicando aqui.

Posts relacionados