Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente COVID-19 foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados em Wuhan, na China. O vírus recebeu o nome de coronavírus, porque seu perfil na microscopia, parece uma coroa.
Segundo as organizações de saúde informaram, os sintomas mais comuns do Coronavírus COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.
O vírus que causa o Coronavírus COVID-19 pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa portadora do vírus tosse ou espirra.
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a relevância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares e brinquedos, por exemplo, são imprescindíveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo alguns comportamentos corriqueiros devem mudar, como: evitar abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as formas necessárias pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família do coronavírus.
O que estamos fazendo?
Estamos intensificando os procedimentos de limpeza em todos os nossos ônibus, que são higienizados antes de cada viagem com água sanitária, sabão e produtos bactericidas atóxicos adequados para cada local e recomendados pela Anvisa. Assim como os demais itens, os filtros dos ar-condicionados também são limpos diariamente.
Nós disponibilizamos álcool em gel 70% na entrada de cada ônibus da frota e oferecemos máscaras protetoras, que podem ser solicitadas aos motoristas no momento do embarque por pessoas que se enquadram no grupo de risco. Devido ao quadro epidemiológico, nós optamos por suspender temporariamente as mantas e os travesseiros das modalidades leito, leito-cama e executivo no RS, a fim de evitar um possível contágio. A flexibilização de horários em algumas linhas também pode ocorrer devido à questões operacionais inerentes à esta crise, sem prejuízo aos passageiros.
Para cuidar da saúde e do bem-estar dos nossos clientes, e também, de quem nos ajuda a fazer tudo acontecer, nós adotamos algumas medidas internas, priorizando o bem de todos. A limpeza em nossos escritórios, oficinas, dormitórios, áreas de convivência e demais locais da empresa também foi intensificada. Organizamos um comitê que se reúne periodicamente para discutir atualizações e decretos relacionados à COVID-19. Distribuímos pelos murais da empresa uma cartilha com orientações e medidas preventivas que devem ser seguidas em cada setor. Nossos motoristas recebem treinamentos e passam por medição de temperatura antes de sair da garagem para suas viagens. Quem apresenta temperatura igual ou superior à 37,8ºC é orientado a ir para casa e buscar auxílio médico. Buscando oferecer proteção completa, também vacinamos nossos colaboradores contra o vírus Influenza, que causa a gripe.
Durante todo o embarque e a viagem, nossos motoristas, cobradores e comissários trabalham com máscaras e respeitando o distanciamento mínimo exigido dentro e fora dos ônibus. Além disso, o uso da máscara também é obrigatório para os passageiros.
Recomendações Gerais
- Lave frequentemente as mãos e as unhas com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou álcool gel, caso a primeira alternativa não seja possível;
- Se estiver espirrando ou tossindo, use máscara;
- Evite comer alimentos crus;
- Evite o contato com pessoas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus COVID-19;
- Se você apresentar sintomas e ter estado perto de um caso confirmado ou em um país com casos confirmados nos últimos 14 dias, procure um centro de saúde o mais rápido possível. Caso tenha alguma suspeita, pedimos que cancele ou remarque sua viagem.
Cancelamentos e remarcações
Todas as passagens poderão ser remarcadas através do nosso canal de SAC pelo número 4020-7488 até 3 horas antes do embarque, sem cobranças de taxas ou multas. Lembrando que as remarcações ficam válidas por um ano a partir da data da compra.
Ar-condicionado
Segundo a médica infectologista, Lessandra Michelin, integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia, o ar-condicionado instalado nos ônibus não funciona como um agente multiplicador do vírus, visto que o aparelho não é capaz de carregar gotículas de passageiros e contaminar o ambiente com o coronavírus.
Além disso, conforme esclarecimento da fabricante dos ônibus Marcopolo, um estudo feito pela marca em parceria com a Universidade de Caxias do Sul comprovou que o sistema de ar-condicionado dos nossos veículos obteve um desempenho acima dos padrões exigidos pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também estão alinhados com as orientações e recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-condicionado (ASHRAE). Um dos fatores para este resultado é a estrutura dos nossos veículos, que por sua vez, são equipados com dispositivos que abrangem sistemas naturais proporcionando uma renovação de ar até 63% maior do que a vazão exigida em estabelecimentos como supermercados (independente do porte), agências bancárias e saguão de aeroportos, garantindo ainda mais segurança e bem-estar para todos os nossos clientes.
Sabemos que o momento pelo qual o país está passando é delicado, porém, queremos esclarecer que estamos fazendo absolutamente tudo que está ao nosso alcance para minimizar os problemas e cuidar da saúde e da segurança de todos antes mesmo de começar a viagem!
Ocupação
Seguindo a Ordem de Serviço do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), nossos ônibus operam de acordo com as restrições de lotação determinada, podendo sofrer alterações ao longo dos meses, de acordo com a cor da bandeira de cada região.
Atualmente, a empresa está autorizada a operar seus ônibus com 75% da ocupação em todas as cidades cujas bandeiras sejam da cor vermelha, como mostra o documento oficial abaixo:
Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe pelo número 0800 601 4033.