Feriado da Proclamação da República

O que é Proclamação da República?

O feriado da Proclamação da República é comemorado no dia 15 de novembro. A data lembra o momento que Marechal Deodoro da Fonseca rompe com a monarquia e se torna o primeiro presidente federativo do Brasil, implantando um governo republicano em 1889. O sistema presidencialista tomou forma com uma nova Constituição e foi proclamado graças a um golpe de militares e integrantes do movimento republicano, após um enfraquecimento da monarquia em 1870. Além de ser um momento histórico, o feriado de 15 de novembro é um dos mais esperados para viagens e a procura por passagens econômicas é grande.

Novembro é o único mês com dois feriados nacionais, então dá para organizar uma viagem para o dia 15 e reservar uma passagem de ônibus econômica com antecedência. Se a ideia é aproveitar muito em pouco tempo, vale a pena fazer passeios e conhecer os encantos de Porto Alegre (RS), os agitos de São Paulo (SP), ou até mesmo as belezas de Curitiba (PR).

Após a derrubada da monarquia, a Proclamação da República, – que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, – e com a nomeação do militar Marechal Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do governo provisório do Brasil, o país passou por mais seis repúblicas diferentes.

O feriado de 15 de novembro é histórico, por isso, nada melhor do que fazer um passeio cultural. Venha com a Planalto conhecer lugares incríveis e cheios de história para contar como Santa Maria (RS), Goiânia (GO), São Borja (RS) e Videira (SC).

No dia 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, acompanhado de uma tropa de militares no Rio de Janeiro, proclamou a república, criou um governo provisório e se tornou o primeiro presidente do Brasil, derrubando a monarquia de D. Pedro II.

A Proclamação da República fez com que o Brasil deixasse a monarquia e se tornasse uma república federativa. Após uma crise no sistema monárquico e um golpe de militares junto com republicanos, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República em 15 de novembro de 1889 e foi o primeiro presidente do país. A data é um feriado nacional e histórico; com muita procura por viagens e passagens.

A monarquia no Brasil sofreu uma crise a partir de 1870, pós Guerra do Paraguai. Militares estavam insatisfeitos com salários e exigiam o direito a manifestações políticas, algo que foi proibido na época. O Manifesto Republicano também exigia participação eleitoral, modernização no governo e o abolicionismo. Esses fatores levaram à Proclamação da República, organizada por militares e republicanos.

Após uma crise na monarquia, militares e republicanos organizaram um golpe que retirasse a Família Real do poder. Com uma tropa chefiada por Marechal Deodoro da Fonseca, o gabinete ministerial foi derrubado e a Proclamação da República aconteceu em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foi organizado um governo provisório e a família real foi expulsa do país.

Feriados são dias comemorativos que celebram fatos significativos e históricos ou que demarcam a passagem do tempo. Essas datas são determinadas pelos governos e marcadas pela paralisação das atividades de trabalho, aulas ou comerciais. Os feriados são comemorados por motivos religiosos, étnicos, trabalhistas ou culturais e são datas ideais para planejar viagens ou fazer reservas de passagens.

Programar uma viagem no feriado só traz vantagens. Como a data já está definida, escolher o destino fica mais fácil por conta da estação do ano e da duração da viagem. Aí é só alegria: escolha seu destino, garanta sua passagem de ônibus Buser com mais economia e conforto, evite burocracias, reserve sua hospedagem e monte um roteiro de viagem com calma, adaptado para suas necessidades.

Os feriados têm origem na Antiguidade e no passado eram utilizados para adoração de divindades religiosas. Na época, as datas dos feriados eram marcadas por uma pausa nas atividades do dia para cerimônias de agradecimento. Até hoje os feriados proporcionam momentos de descanso e são as data mais procuradas para viagens; além de servirem para conscientizar e homenagear fatos históricos marcantes.

Os feriados são determinados por leis governamentais a nível federal, estadual, regional ou municipal. Porém, os feriados válidos em todo o país são os nacionais, decididos previamente. Nessas datas, a procura por viagens de ônibus aumenta; por isso, o ideal é planejar seu destino ideal e reservar um horário com antecedência.

Nos feriados obrigatórios, as atividades comerciais, escolares e de trabalho são suspensas. Já nos facultativos, as organizações têm a liberdade de acatar a dispensa ou não das atividades. O que determina a diferença entre os dois é a importância da data comemorada. É bom verificar quais serão os dias de dispensa do ano para reservar passagens e fazer aquela viagem que você está planejando.

Existem os feriados com data fixa e os móveis. Os feriados fixos são comemorados sempre na mesma data, como Natal, que sempre ocorre no dia 25 de dezembro. Já os móveis não ocorrem sempre no mesmo dia no calendário oficial, como o Carnaval. A procura por viagens aumenta nos feriados fixos e ninguém quer ficar sem passagem de ônibus, o importante é reservar sempre com antecedência.

Existem os feriados nacionais, estaduais, municipais, religiosos e escolares. Os feriados nacionais são regidos por leis federais; os estaduais correspondem à data magna do Estado e os municipais são locais, como o Aniversário da Cidade. Os religiosos mudam para cada cidade e incluem datas como Corpus Christi ou Padroeiro da Cidade e os escolares são determinados a nível estadual ou municipal.

Os feriados prolongados são aqueles que caem na segunda-feira ou sexta-feira; na maiorias das vezes, são emendados com os finais de semana. São datas perfeitas para programar viagens mais longas. No Brasil, os feriados prolongados são definidos previamente no calendário oficial do Governo todos os anos.

Os feriados são as datas mais procuradas pelos viajantes da Planalto. Por isso, programe-se! A nossa dica é: reserve sua passagem de ônibus no feriado com pelo menos vinte (20) dias de antecedência, para garantir seu assento e viajar com todo o conforto e segurança. Feito isso, é só contar os dias para relaxar e curtir seu feriadão merecido!

Sim, todo final de ano o Governo Federal divulga um calendário de feriados, com as respectivas datas e os pontos facultativos definidos para o ano seguinte. Vale a pena ficar de olho e já programar suas viagens durante o ano, com foco nos feriados prolongados.

No Brasil, os feriados atuais foram instituídos pela lei federal de 1949, que oficializou as datas consideradas feriados no país. Os feriados nacionais oficiais hoje são: Dia da Confraternização Universal (1º de Janeiro), Dia do Trabalhador (1º de Maio), Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro), Dia da Proclamação da República (15 de Novembro) e Natal (25 de Dezembro).

O Brasil tem oito feriados nacionais oficiais: o Dia da Confraternização Universal, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Dia da Independência do Brasil, Dia da Padroeira do Brasil, Dia de Finados, Dia da Proclamação da República e Natal. São oito oportunidades de planejar uma viagem, comprar uma passagem de ônibus da Planalto e ter dias de descanso merecidos!

Viagens nos feriados nacionais são as melhores opções para quem gosta de programar, economizar e conhecer lugares novos em viagens curtas. Os feriados mais procurados são os de data fixa, como Dia da Independência, Dia da Padroeira do Brasil, Natal. Aproveite para se planejar com antecedência, escolher um dos destinos que a Planalto oferece e comprar sua passagem de ônibus pelo melhor preço.

Quem viaja nos feriados nacionais sabe que é um período curto de descanso. Viajar de ônibus é a opção ideal para quem quer economizar e a Planalto possui mais de 250 destinos à sua escolha, para todos os tipos de viajantes. Como as datas dos feriados já estão definidas, é mais fácil planejar a viagem, definir o roteiro, comprar uma passagem e escolher os ônibus mais confortáveis e seguros pelo melhor preço.

DESTINOS EM DESTAQUE

Valores sujeitos a alterações