O que é o Dia do Trabalho?

O feriado nacional de 1º de maio é o Dia do Trabalhador. A data relembra a história de operários canadenses que no dia 1º de maio de 1886 foram às ruas reivindicar direitos trabalhistas e diminuição da carga horária. As manifestações contaram com intensa repressão policial; mas a vitória dos trabalhadores mudou a História. No Brasil, a data é um feriado oficial desde 1925 e foi consolidada em 1943 por Getúlio Vargas, que implantou a Consolidação das Leis do Trabalho ou CLT. O feriado é de luta e descanso.

 

Apesar de ser um feriado curto, o 1º de maio pode ser emendado caso caia no começo ou no fim da semana. Por isso, é possível aproveitar para conhecer cidades vizinhas, visitar pontos turísticos próximos e fazer um programa diferente. A melhor opção é montar um roteiro e comprar uma passagem de Planalto para essa viagem curta!

 

Os brasileiros aproveitam o Dia do Trabalhador para ter aquele descanso merecido. Aproveite o momento para explorar lugares incríveis, conhecer novos restaurantes, visitar pontos turísticos próximos e se divertir com a família ou com os amigos. E claro, vá com a Planalto para chegar no seu destino final com segurança, conforto e tranquilidade.

 

No fim do século 19, imigrantes europeus passaram a trazer as ideias de reformas trabalhistas no Brasil, até que a Greve Geral de 1917 foi um fator decisivo na luta por mudanças no cenário operário da época. Em 1925, o presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador e, anos depois, Getúlio Vargas trouxe a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ao país, no dia 1º de maio de 1943

O feriado de 1º de maio, conhecido por ser o Dia do Trabalhador, também é comemorado por diversos países além do Brasil, como as nações da América do Sul, da Europa e da África.

O Dia do Trabalhador surgiu com operários no Canadá, que no dia 1º de maio de 1886 reivindicaram seus direitos e fizeram uma greve conhecida como a Revolta de Haymarket. Mesmo com repressão policial, os manifestantes saíram vitoriosos e com grandes conquistas, como a jornada de 8 horas. A data lembra a importância dos direitos dos trabalhadores, que hoje podem até planejar uma viagem nos feriados.

Feriados são dias comemorativos que celebram fatos significativos e históricos ou que demarcam a passagem do tempo. Essas datas são determinadas pelos governos e marcadas pela paralisação das atividades de trabalho, aulas ou comerciais. Os feriados são comemorados por motivos religiosos, étnicos, trabalhistas ou culturais e são datas ideais para planejar viagens ou fazer reservas de passagens.

Programar uma viagem no feriado só traz vantagens. Como a data já está definida, escolher o destino fica mais fácil por conta da estação do ano e da duração da viagem. Aí é só alegria: escolha seu destino, garanta sua passagem de ônibus Buser com mais economia e conforto, evite burocracias, reserve sua hospedagem e monte um roteiro de viagem com calma, adaptado para suas necessidades.

Os feriados têm origem na Antiguidade e no passado eram utilizados para adoração de divindades religiosas. Na época, as datas dos feriados eram marcadas por uma pausa nas atividades do dia para cerimônias de agradecimento. Até hoje os feriados proporcionam momentos de descanso e são as data mais procuradas para viagens; além de servirem para conscientizar e homenagear fatos históricos marcantes.

Os feriados são determinados por leis governamentais a nível federal, estadual, regional ou municipal. Porém, os feriados válidos em todo o país são os nacionais, decididos previamente. Nessas datas, a procura por viagens de ônibus aumenta; por isso, o ideal é planejar seu destino ideal e reservar um horário com antecedência.

Nos feriados obrigatórios, as atividades comerciais, escolares e de trabalho são suspensas. Já nos facultativos, as organizações têm a liberdade de acatar a dispensa ou não das atividades. O que determina a diferença entre os dois é a importância da data comemorada. É bom verificar quais serão os dias de dispensa do ano para reservar passagens e fazer aquela viagem que você está planejando.

Existem os feriados com data fixa e os móveis. Os feriados fixos são comemorados sempre na mesma data, como Natal, que sempre ocorre no dia 25 de dezembro. Já os móveis não ocorrem sempre no mesmo dia no calendário oficial, como o Carnaval. A procura por viagens aumenta nos feriados fixos e ninguém quer ficar sem passagem de ônibus, o importante é reservar sempre com antecedência.

Existem os feriados nacionais, estaduais, municipais, religiosos e escolares. Os feriados nacionais são regidos por leis federais; os estaduais correspondem à data magna do Estado e os municipais são locais, como o Aniversário da Cidade. Os religiosos mudam para cada cidade e incluem datas como Corpus Christi ou Padroeiro da Cidade e os escolares são determinados a nível estadual ou municipal.

Os feriados prolongados são aqueles que caem na segunda-feira ou sexta-feira; na maiorias das vezes, são emendados com os finais de semana. São datas perfeitas para programar viagens mais longas. No Brasil, os feriados prolongados são definidos previamente no calendário oficial do Governo todos os anos.

Os feriados são as datas mais procuradas pelos viajantes da Planalto. Por isso, programe-se! A nossa dica é: reserve sua passagem de ônibus no feriado com pelo menos vinte (20) dias de antecedência, para garantir seu assento e viajar com todo o conforto e segurança. Feito isso, é só contar os dias para relaxar e curtir seu feriadão merecido!

Sim, todo final de ano o Governo Federal divulga um calendário de feriados, com as respectivas datas e os pontos facultativos definidos para o ano seguinte. Vale a pena ficar de olho e já programar suas viagens durante o ano, com foco nos feriados prolongados.

No Brasil, os feriados atuais foram instituídos pela lei federal de 1949, que oficializou as datas consideradas feriados no país. Os feriados nacionais oficiais hoje são: Dia da Confraternização Universal (1º de Janeiro), Dia do Trabalhador (1º de Maio), Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro), Dia da Proclamação da República (15 de Novembro) e Natal (25 de Dezembro).

O Brasil tem oito feriados nacionais oficiais: o Dia da Confraternização Universal, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Dia da Independência do Brasil, Dia da Padroeira do Brasil, Dia de Finados, Dia da Proclamação da República e Natal. São oito oportunidades de planejar uma viagem, comprar uma passagem de ônibus da Planalto e ter dias de descanso merecidos!

Viagens nos feriados nacionais são as melhores opções para quem gosta de programar, economizar e conhecer lugares novos em viagens curtas. Os feriados mais procurados são os de data fixa, como Dia da Independência, Dia da Padroeira do Brasil, Natal. Aproveite para se planejar com antecedência, escolher um dos destinos que a Planalto oferece e comprar sua passagem de ônibus pelo melhor preço.

Quem viaja nos feriados nacionais sabe que é um período curto de descanso. Viajar de ônibus é a opção ideal para quem quer economizar e a Planalto possui mais de 250 destinos à sua escolha, para todos os tipos de viajantes. Como as datas dos feriados já estão definidas, é mais fácil planejar a viagem, definir o roteiro, comprar uma passagem e escolher os ônibus mais confortáveis e seguros pelo melhor preço.

DESTINOS EM DESTAQUE

Valores sujeitos a alterações