É idoso e está pensando em viajar de ônibus? Seguindo algumas regras, você pode obter passagem de ônibus gratuita.
Segundo Resolução n°1.692, o ônibus deve reservar dois assentos para a gratuidade de idosos e outros dois assentos para 50% de desconto, caso tenha mais beneficiários. Sobretudo, essa lei é válida apenas para viagens interestaduais.
A gratuidade ou desconto na passagem é válido apenas para as compras realizadas no guichê da rodoviária ou em algum ponto de venda físico e para todos os horários de ônibus convencionais.
Confira abaixo todas as regras e como garantir a sua passagem de ônibus gratuita.
Quem pode Obter o Desconto ou a Gratuidade na Passagem de Ônibus
É direito dos idosos, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, obterem passagens gratuitas ou com desconto de 50%. Além disso, devem comprovar renda de até 2 (dois) salários mínimos.
O desconto é válido somente nas linhas interestaduais, no serviço convencional (decreto 5.934), podendo escolher o horário desejado e que tenha disponibilidade de assentos.
Como o Idoso pode Obter o Desconto
Os idosos que desejam receber esse desconto devem fazer a compra presencialmente no guichê dos pontos de venda da Planalto.
Segundo a lei, deve haver uma antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida da viagem para a compra da passagem. Pois, após esse prazo, podemos colocar à venda as passagens.
Documentação Necessária para Obter Gratuidade
Para a compra da passagem e embarque no ônibus, o idoso deve apresentar os seguintes documentos necessários para a validação de desconto ou gratuidade:
- Documento válido com foto (Identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista)
- CPF
- Comprovante de renda (Comprovante do INSS ou cópia do extrato bancário).
Os idosos também podem pedir a emissão da Carteira do Idoso, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social da sua cidade, que agiliza o processo de comprovação de renda e gratuidade no guichê.
Tudo certo para a sua viagem interestadual? Confira os nossos trechos pelo site e adquira suas passagens presencialmente nos pontos de vendas oficiais da Planalto